O Auditório Francisco Gedda, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), foi palco, nesta quarta-feira, 27, do 1º Seminário “Repensando as Cidades – Oportunidades e Desafios para a Gestão 2025-2028”. O evento, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo e das Cidades Inteligentes, conta com o apoio do Google e reúne especialistas e gestores públicos para discutir soluções e desafios para a próxima gestão municipal. Representante do União Brasil, Virmondes Cruvinel preside o grupo parlamentar.
A programação foi estruturada em painéis com palestras e mesa redonda, abordando temas para o aprimoramento das administrações municipais. O primeiro painel foi aberto com a apresentação da temática e dos palestrantes. O momento inicial contou com três temas: o calendário, desafios, tendências e oportunidades na educação municipal, apresentado por Marco Monteiro; soluções tecnológicas e inovações para a gestão municipal, como gamificação e monitoramento de frequência, abordado por Olegario Marinho; e a recuperação de créditos e o histórico dos repasses federais para municípios, com Levir Rocha.
O segundo painel propôs um aprofundamento sobre a saúde municipal. Patrícia Fleury apresentou um panorama geral da área e da atuação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), e foi seguida por Vinicius Palladino, que discutiu a tecnologia aplicada aos atendimentos municipais, com destaque para a telemedicina. Bruno Monteiro encerrou o painel explorando as receitas municipais na saúde e os impactos da tabela do SUS nos municípios.
A palestra principal foi ministrada por Roberta Jezier, representante do Google, para apresentar inovações e tecnologias da empresa aplicadas à gestão das cidades. Em seguida, ocorreu uma mesa redonda com o deputado Virmondes Cruvinel, em que foi debatida a aplicação prática das tecnologias e os desafios da gestão pública. O último painel teve como foco as Govtechs e inovações no aprimoramento dos processos da gestão municipal.
O seminário “Repensando as Cidades – Oportunidades e Desafios para a Gestão 2025-2028” tem o objetivo de promover debates que impulsionem a inovação e a eficiência na gestão pública, oferecendo aos gestores ferramentas e reflexões essenciais para a construção de cidades mais inteligentes e conectadas às demandas da população.
Tecnologia e inovação na gestão pública
Cruvinel destacou a importância do evento para promover debates sobre inovação e melhorias na gestão pública municipal, reunindo especialistas e gestores em uma troca de experiências voltada ao aprimoramento dos serviços públicos. “Aqui na Assembleia, nós coordenamos esse trabalho da Frente do Empreendedorismo e Cidades Inteligentes. Agora, com essa mudança de prefeitos e início de uma nova legislatura nos 246 municípios, o objetivo é trazer informações técnicas para a melhoria de gestão e o uso da tecnologia para melhorar o atendimento aos cidadãos”, detalhou. Ele enfatizou que áreas essenciais, como educação, saúde e a gestão de processos administrativos, são os principais focos da iniciativa.
O parlamentar ressaltou que o seminário, que conta com o apoio do Google e reúne prefeitos, gestores públicos e especialistas, é organizado com o propósito de facilitar a aplicação de tecnologias e práticas inovadoras que possam tornar a administração pública mais eficiente e acessível. “Fizemos o convite aos prefeitos e futuros prefeitos para que, com essa troca de experiências, possam absorver conhecimento. A parceria da Assembleia Legislativa é justamente para isso: oferecer mais conhecimento e melhorar a vida dos cidadãos nas cidades”.
Virmondes também destacou a participação de representantes de diferentes municípios e a pluralidade das experiências compartilhadas. “Não tivemos um critério específico na escolha dos participantes; o convite foi amplo. Trouxemos parceiros e especialistas em gestão, saúde e educação de diferentes localidades, buscando oferecer soluções que atendam a todos os municípios de forma geral”, arrematou.
Reflexões e desafios
Representante das 246 secretarias municipais de saúde do Estado de Goiás, Patrícia Fleury, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems Goiás), trouxe reflexões sobre os desafios da gestão da saúde pública nos próximos quatro anos. “Enquanto representante aqui das secretarias de saúde, venho dialogar sobre as oportunidades e desafios que os prefeitos eleitos e reeleitos terão que enfrentar. Nosso papel é participar da construção e elaboração de políticas públicas, trazendo um olhar reflexivo sobre o que já existe e o que está por vir. É uma troca de experiências para aumentar a eficiência da gestão de saúde nos municípios”, relatou.
O prefeito da cidade de Goiás, Aderson Liberato Gouvêa, também participou do evento e enfatizou as especificidades de administrar uma cidade histórica e turística em meio às demandas do século XXI. “Primeiro, parabenizo a Assembleia Legislativa e agradeço ao deputado Virmondes pelo convite. O século XXI é o século dos desafios, com o crescimento das cidades e a questão da acessibilidade. A cidade de Goiás, além de histórica e turística, caminha para seus 300 anos. Nosso desafio é repensá-la, mantendo sua memória, mas abrindo-a para o novo, para a modernidade que já chegou”, frisou o mandatário.
Fonte: Agência Assembleia de Notícias