Foco é promover educação empreendedora junto a estudantes da rede pública em parceria com a ONG Oásis de Sonhos
O deputado Virmondes Cruvinel (UB), enquanto presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e das Cidades Inteligentes, da Assembleia Legislativa de Goiás, esteve na manhã desta segunda-feira, 19, no Laboratório Lapei/UFG. Na oportunidade, foi oficializada a parceria entre a unidade da instituição de ensino superior e a frente, com foco na educação empreendedora.
O momento foi prestigiado pela reitora da UFG, professora doutora Angelita Pereira de Lima; vice-reitor, professor doutor Jesiel Freitas Carvalho; pró-reitor de pós-graduação (PRPG/UFG), professor doutor Felipe Terra Martins; pró-reitora de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), professora doutora Helena Carasek Cascudo; diretor do Parque Tecnológico Samambaia, doutor Luizmar Adriano Junior; diretora da Face/UFG, professora doutora Andreia Freire de Lucena e vice-coordenadora do PPGADM/UFG, doutora Daniela Rosim; e ainda, as empreendedoras sociais Bianca Porto e Luiza Antunes, fundadoras da ONG Oásis de Sonhos; além da equipe da Frente Parlamentar.
A ocasião consolidou a parceria entre o Lapei, a organização do terceiro setor e a Frente Parlamentar, que já contabiliza como resultado positivo, o projeto Escola Empreendedora. Na iniciativa, os alunos de ensino médio da rede pública, contaram com o apoio dos professores, integrantes da Frente e do Lapei, para desenvolvimento dos produtos comercializados na feira. Iniciativa que conta com o apoio de Virmondes, por meio de emenda parlamentar destinada à implementação do projeto.
Escola Empreendedora
Na última quinta-feira, 15, a Frente Parlamentar do Empreendedorismo promoveu a primeira Feira do Empreendedorismo, no Colégio Estadual Wilmar Gonçalves da Silva, situado na Vila Morais, em Goiânia. O evento foi um piloto do Escola Empreendedora.
O projeto contou com três momentos. No primeiro: foram realizadas palestras. O próprio deputado Virmondes, teve oportunidade de falar sobre empreendedorismo na fase inicial do projeto. Ele salienta o quanto é gratificante contribuir com iniciativas como essa, “que incentivam o empreendedorismo social, a conscientização de fomentar a empregabilidade, a geração de empregos, mas também com o aspecto social de valorizar como que cada cidadão pode ser agente de transformação da sociedade”.
Na sequência, foi realizado um laboratório em que eles desenvolveram um plano de negócios. Por fim, foi promovida a feira.
Foto: Carlos Costa