Professor universitário, o deputado estadual Virmondes Cruvinel (UB) é reconhecido como um dos parlamentares que mais trabalha pela educação em Goiás. Ele acumula extensa lista de matérias convertidas em políticas públicas voltadas à área, além de ter sido relator de relevantes leis para o segmento no Estado. Virmondes afirma que suas propostas parlamentares visam ampliar e qualificar o acesso à educação, incluindo ainda vários outros projetos voltados à ciência, tecnologia e inovação, a fim de proporcionar maior oportunidades à comunidade e ao desenvolvimento de Goiás.
Confira aqui algumas de suas iniciativas na Assembleia Legislativa em prol da educação.
R$ 7 milhões em emendas
Entre 2019 e 2022, Virmondes destinou a municípios de sua representação nada menos que R$ 7 milhões para ações e obras voltadas à educação. Esses investimentos vão desde a aquisição de computadores para a montagem de laboratórios de informática a amplas reformas em escolas municipais.
Mestrado na UEG
Virmondes também acompanhou a assinatura do convênio entre o governo estadual e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) para a oferta de vagas no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências para os professores da rede estadual. O parlamentar também destinou, junto com o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira, emendas parlamentares para que tornasse possível o convênio.
Lei de atenção a crianças especiais
Acesso à educação regular aos educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), proposto por Virmondes, é Lei nº 21.507/22.
Prevenção à violência
Virmondes propôs e o Executivo sancionou a Lei Estadual nº 20.531/, que trata da prevenção à violência contra profissionais da educação e alunos. O parlamentar também criou a Lei nº 21.202/21, que institui a Política de Divulgação da Lei Maria da Penha nas Escolas. O objetivo é sensibilizar o público escolar sobre a Violência Doméstica e Familiar contra a mulher e divulgar a Lei federal nº 11.340/2006.
Leitura Digital
A Lei Estadual nº 21.470/22, proposta por Virmondes, agora é lei. E, visa incentivar a literatura digital. Isso possibilitará o surgimento de espaços de criatividade, e liberdade criativa, com o fomento da troca de experiências e o trabalho em rede, proporcionando espaços de coesão social, além de potencializar as iniciativas já existentes, assim como, auxiliar na implantação de novas experiências.
Propostas em tramitação
Escola Sustentável
Virmondes propôs Política Estadual Escola Sustentável, com o objetivo de aproveitar as boas práticas escolares para diminuir o impacto da atividade escolar na natureza, levar exemplos de boas práticas para as famílias dos alunos e servidores, como forma de contribuir para transformar Goiás em referência em práticas de proteção ao meio ambiente.
Mais estudo
Política Estadual Mais Estudo é iniciativa de Virmondes vai ofertar monitoria aos estudantes das escolas da rede pública estadual, a fim de estimular a participação em ações de auxílio e reforço de aprendizagem, principalmente em Língua Portuguesa e Matemática, com foco na promoção do acesso, permanência e êxito escolar.
Prevenção à evasão escolar
Política Estadual de Prevenção e Combate ao Abandono Escolar pelos estudantes da rede pública de ensino estadual é de autoria do deputado Virmondes.
Alunos superdotados
O parlamentar quer garantir que indivíduos com altas habilidades ou superdotação, o devido reconhecimento, acolhimento e acompanhamento especializado necessários à sua inclusão no sistema regular de ensino. O foco é promover oportunidades de desenvolvimento em uma área ou em combinação de áreas de desempenho, a fim de despontar o potencial superior dessas pessoas.
Virmondes também defende, por meio de projeto de lei, capacitação de docentes e equipe para acolher a criança/adolescente com deficiência ou doença crônica.
Saúde na prática esportiva
Na prevenção ao câncer de pele a estudantes e professores de educação física, Virmondes quer garantir cobertura para quadras poliesportivas das escolas da rede pública de Goiás. O objetivo é reduzir a exposição de alunos e educadores físicos ao excesso de radiação solar durante as aulas
Suporte emocional
Virmondes quer priorizar e garantir atendimento às crianças e adolescentes com sofrimentos ou transtornos mentais, em especial, as impactadas pela covid-19, junto à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Educação socioemocional
A fim de promover o pleno desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos da rede pública de ensino, Virmondes é autor de projeto de lei para criação da Política Estadual de Promoção da Educação Socioemocional.
O objetivo é proporcionar aos alunos o aprendizado, dentro do currículo escolar, de forma a refletir e efetivamente aplicar conhecimentos, atitudes e competências necessárias para o seu desenvolvimento pleno como cidadão.
Transparência na educação
Política de Transparência da Qualidade do Ensino das Escolas da Rede Estadual é proposta por Virmondes como ferramenta de avaliação do ensino de Goiás. Os resultados serão apresentados à sociedade, governo e pesquisadores.
O instrumento disponibilizará aos pais conhecer as melhores escolas públicas estaduais para matricular seus filhos, e ainda, poderão cobrar da direção escolar, coordenadorias de Educação e do próprio governo, a adoção de programas educacionais, metodologias de ensino e políticas públicas que aumentem a qualidade do ensino público estadual.
Adote uma escola
Com foco no incentivo à contribuição de pessoas físicas e jurídicas para a melhoria e manutenção das estruturas das unidades escolares da rede pública estadual de ensino, Virmondes apresentou a proposta da Política Estadual Adote uma Escola.
Educação no trânsito
O parlamentar goiano também é propositor de política voltada à construção de uma sociedade melhor, por meio da educação de trânsito, a ser ministrada na rede de ensino.
Escola cidadã
Virmondes é criador da Política Pública de Responsabilidade Social e Voluntariado denominada Escola Cidadã. O intuito é promover engajamento dos estudantes da rede pública estadual em ações que contribuam para diminuir a disparidade social e o engrandecimento dos laços de cooperação na comunidade.
Incentivo ao esporte
Autor da Política Estadual de Sports Arena, Virmondes propõe a concessão de bolsas de estudo integral para estudantes que pleiteiem o ingresso em cursos especializados em esportes eletrônicos, por meio de seleções promovidas pelas instituições públicas e privadas, que ofereçam o curso na área em questão.
Ainda no incentivo à prática esportiva, o parlamentar defende a igualdade feminina na concessão de prêmios. Além de ser autor da Política Estadual de Fomento ao Futebol Feminino.
Cidadania
Política Estadual de Apoio ao Desenvolvimento do Desporto Universitário, que concede isenção de preço público a associações atléticas acadêmicas ou ligas desportivas universitárias, regularmente constituídas como entidades sem fins lucrativos, quando da utilização de espaços esportivos estaduais, com a contrapartida dos estudantes envolvidos participarem como voluntários, de serviços e programas estaduais, especialmente aqueles; afetos a sua área de formação.
Ainda com foco na construção de uma sociedade melhor, Virmondes propôs a Política Cidadania On Line nas escolas estaduais. O objetivo é incentivar cidadania por meio do comportamento adequado, responsável e saudável relacionado ao uso da tecnologia.
Pesquisa e inovação
Virmondes propôs alteração na legislação em vigor, a fim de garantir recursos da receita estadual a serem investidos em pesquisa e inovação por intermédio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), nos órgãos estaduais de apoio à pesquisa e, de ciência, tecnologia e inovação.
Imagem: PxHere