Virmondes vai apoiar ações de empreendedorismo social em escolas públicas

Empreendedorismo social (2)

Projeto foi idealizado pelo Lapei da UFG e ONG Oásis de Sonhos, com foco nos pilares da educação “aprender a fazer” e “aprender a ser”, propostos pela Unesco

O deputado Virmondes Cruvinel vai destinar emenda em apoio ao projeto de empreendedorismo social em escolas públicas, idealizado pelo Lapei/UFG e ONG Oásis de Sonhos.

Para discutir projetos de empreendedorismo, o parlamentar esteve reunido com representantes do Lapei/FAC/UFG, vinculado à Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás e da ONG Oásis de Sonhos.

Segundo Virmondes, que é coordenador da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e das Cidades Inteligentes na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), “o projeto incentiva o empreendedorismo social, além de fomentar a empregabilidade entre os jovens e a geração de empregos”.

O deputado também destacou o aspecto social dessa iniciativa, pois “valoriza a forma com que cada cidadão pode ser agente de transformação da sociedade”.

O deputado é o autor da recém-promulgada Lei nº 21.847/23, que disciplina a criação e a organização das empresas juniores vinculadas a instituições de ensino superior.
Essas empresas são associações integradas por alunos para desenvolver atividades ligadas aos seus cursos.

Virmondes salientou ser muito interessante essa parceria do Lapei, da UFG e da ONG Oásis de Sonhos, voltada a atender os alunos das escolas públicas. “Projetos como esse têm que ser valorizados e ressaltados”, assinalou.

Desenvolvimento de habilidades
O projeto central apresentado durante a reunião com Virmondes, visa levar ações de apoio ao empreendedorismo social para escolas da rede pública estadual, a fim de possibilitar o desenvolvimento de habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais, consideradas aprendizagens essenciais aos estudantes da educação básica.
O projeto ainda é voltado a contribuir para os pilares da educação “aprender a fazer” e “aprender a ser”, propostos pela Unesco e, para o alcance da competência “Responsabilidade e Cidadania”, prevista pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Após a apresentação do projeto, Virmondes propôs a destinação de emenda parlamentar para apoiar a implementação do mesmo. Agora, as equipes estão em contato para oficializar a entrega da emenda e aprovar o cronograma de execução.
Estiveram presentes na reunião, além da equipe do deputado Virmondes, o
coordenador do Lapei, professor doutor Cândido Borges, a gestora de projetos do laboratório, Fernanda Arantes, as responsáveis pela ONG Oásis de Sonhos, Bianca Porto e Luiza Antunes; Liani Matsuoka, voluntária em diversos projetos, e Guilherme França, assessor do deputado.

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