O deputado Virmondes Cruvinel (UB) irá destinar recursos necessários via emenda parlamentar, para recuperação do espaço físico da Feira do Cerrado, situada no Parque da Criança, mais especificamente, no Jardim Goiás. Equipe do gabinete do parlamentar esteve reunida com técnicas da Secretaria Estado de Esporte de Lazer (SEEL), responsável pela unidade, a fim de coordenarem juntos, o levantamento das adequações e reformas necessárias.
A presidente da Associação Cultural dos Artesãos das Feira do Cerrado (Acafc), Helena Márcia Hoeschl já comemora a conquista. Segundo ela conta, teve oportunidade de expor ao deputado as necessidades mais prioritárias para a feira como: melhoria da entrada, do acesso e reforma dos banheiros.
Helena ressalta que a melhoria por meio da emenda é importante para melhorar a estrutura da Feira de Cerrado, e dessa forma, atrair e diversificar cada vez mais o público, que frequenta o espaço e adquire os produtos artesanais.
“Estamos muito felizes por esse olhar cuidadoso que o deputado tem sobre a comunidade, porque a Feira do Cerrado atende, não só o público de Goiânia, mas hoje a gente atende um grande fluxo de turistas que estão na cidade no domingo”, afirma.
Segundo Hoeschl, as melhorias eram objeto de preocupação para os artesãos. “A gente vinha muito preocupado com isso, e sabendo agora, que o deputado tem condições de nos ajudar e trazer essa benfeitoria e de cuidar do nosso espaço, a gente fica mais aliviado”, reitera
A Feira do Cerrado é, reconhecidamente, um passeio de lazer, em um espaço muito tranquilo e familiar. “A gente gosta de manter a tradição”, conta a presidente da Acafc.
Entretanto, Helena ressalta a importância da modernização, ao trabalhar a estética da feira, “que está um pouco degradada, um pouco precária”, pontua, e prossegue ao afirmar que os investimentos para reformas dependeram sempre muito do artesão. “Atualmente, estamos sem condições de bancar qualquer reforma”, explica.
A feira conta com cerca de 130 artesãos, porém o número diminuiu durante a pandemia, porque a realização da feira ficou suspensa por cerca de quatro meses, e alguns artesãos desistiram de participar, além do fato de muitos terem começado com outros ofícios e fontes de renda.
A Feira do Cerrado expõe produtos artesanais, nas manhãs de domingo, na cidade de Goiânia, mais especificamente no Parque da Criança, no Jardim Goiás.
Patrimônio goiano
O reconhecimento da Feira do Cerrado como patrimônio cultural e imaterial goiano é proposto por Virmondes. Objeto do processo nº 1273/22, a matéria tramita na Assembleia Legislativa.
O espaço é reconhecido por entregar o melhor da cultura e artesanato de Goiás aos seus visitantes, é ainda um importante ponto de encontro da cultura, com apresentações musicais, dança e teatro, e do artesanato típico, além de também ser destinada à gastronomia.
A Feira do Cerrado desempenha um papel importante na economia, com a divulgação e comercialização de produtos feitos por artistas de todos os ramos, e tem sido instrumento para fortalecer a cultura e as tradições de Goiás, além de ser uma oportunidade para mostrar um pouco mais do Cerrado goiano.