Virmondes que PiriBier no Calendário Turístico de Goiás

Cerveja artesal - PxHere

Festival é o principal evento do calendário anual da cidade, atualmente, além de contribuir com crescimento do setor de cervejas artesanais no estado e no Distrito Federal

O Festival de Cultura e Cervejas Artesanais Piribier poderá ser incluído no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. Isso, caso a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprove projeto de nº 185/23, de iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel Filho (UB).

O PiriBier, que já é considerado o maior festival cervejeiro da região centro-oeste, é realizado anualmente, no mês de junho, no feriado de Corpus Christi, na charmosa cidade de Pirenópolis. Em 2023, o evento vai chegar à 14ª edição.

Segundo o parlamentar, o festival é o principal evento do calendário anual da cidade, atualmente, além de dar uma grande contribuição ao crescimento do setor de cervejas artesanais em Goiás e no Distrito Federal.

Em defesa de seu projeto, Cruvinel cita os números da festa: nas últimas edições, foram mais de 200 rótulos de cervejas artesanais participantes, sendo que a meta para este ano é superar a marca de 300 rótulos. Os expositores são de cervejarias espalhadas por todo estado, como Goiânia, Catalão, Anicuns, Cavalcante, Pirenópolis, além de vários outros estados, a exemplo de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Tocantins, entre outros, além de algumas importadas.

Degustação

Além disso, o parlamentar refuta a ideia de que o evento seja um incentivo ao consumo excessivo de álcool. “O PiriBier tem como mote a célebre frase da cultura cervejeira no Brasil: ‘Beba menos, beba melhor!’ Este movimento tem por princípio degustar bebidas de melhor qualidade e em menor quantidade, valorizando sempre o paladar e o prazer de degustar uma boa bebida”, argumenta.

Para além desses aspectos, o parlamentar justifica que o evento também tem ações voltadas a questões de responsabilidades social e ambiental. “Para o tanto, o Festival sempre estabeleceu parcerias com as prefeituras locais e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), com ações que visam minimizar os impactos causados na cidade, além de deixar legados para a mesma. Estas ações vão desde a doação à UEG de um laboratório de estudos da cerveja, redução, coleta e destinação correta dos resíduos sólidos gerados, passando pelo planejamento e gestão do trânsito, campanha ‘Se beber, não dirija’, qualificação dos colaboradores de bares, restaurantes e hotéis e arrecadação de alimentos para entidades filantrópicas das cidades”, alega o deputado, na justificativa do projeto.

Fonte: Agência Assembleia de Notícias
Foto: PxHere

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

PARTICIPE DO MANDATO

FALE COM A GENTE

Ou preencha o formulário que entraremos em contato

FALE COM A GENTE

Ou preencha o formulário que entraremos em contato