A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) analisa o projeto de lei nº 23.712/24, proposto pelo deputado Virmondes Cruvinel (União Brasil), que propõe uma Campanha Anual de Conscientização sobre o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no Estado. O objetivo é de informar a população sobre o VSR e promover ações preventivas, além de capacitar profissionais da saúde para lidar com a infecção.
A proposição visa a instituir uma campanha estadual de conscientização acerca do vírus, uma infecção viral comum e altamente contagiosa, que afeta principalmente as vias respiratórias e constitui uma das principais causas de doenças respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia, especialmente em crianças menores de dois anos, idosos e indivíduos com comorbidades.
Pela proposta, a campanha deverá ocorrer em março, em conjunto com outras iniciativas de saúde pública para a prevenção de doenças respiratórias. A ação busca educar a população sobre o VSR, abordando temas, como transmissão, sintomas, grupos de risco e complicações. Além disso, o projeto destaca a importância de orientar as famílias sobre práticas de higiene, o uso de máscaras e o distanciamento em períodos de surtos.
O texto também prevê o incentivo à vacinação, para proteger os grupos mais vulneráveis, se recomendado pelas autoridades de saúde. Para Virmondes a medida é necessária em Goiás, onde há alta incidência de doenças respiratórias, principalmente entre crianças e idosos, reforçando a importância da conscientização e da prevenção para evitar internações e complicações.
A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, onde aguarda parecer do relator José Machado (PSDB).
Agência Assembleia de Notícias