Pela proposta de criação do Sistema Estadual de Trilhas Ecológicas, denominado Caminhos do Planalto Central Goiás, protocolada pelo processo nº 5887/20, o deputado Virmondes Cruvinel (UB) defende a iniciativa ao explicar que a prática de caminhada na natureza propicia o conhecimento dos ambientes naturais e contribui de forma decisiva para o desenvolvimento sustentável local.
A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), do Parlamento goiano. Em sua argumentação, Virmondes ressalta o diferencial de as pessoas que praticam atividades esportivas e de lazer na natureza, por essas desenvolverem uma plena consciência da importância da preservação dos ambientes naturais. Para o parlamentar isso tem contribuído de forma efetiva para a promoção da conservação da natureza e do desenvolvimento social e econômico de inúmeras localidades.
Ao defender a criação do sistema, composto por trilhas ecológicas cadastradas junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o autor da proposição pontua que as mesmas deverão ser percorridas pelos usuários a pé ou utilizando outros meios de locomoção não motorizados. Para Virmondes, “as áreas naturais protegidas apresentarão oportunidades únicas para a reaproximação das pessoas aos ambientes naturais, aliando conhecimento, reflexões, desafios, afetividade, curiosidade, imaginação e noção de pertencimento, o que facilita o cumprimento dos objetivos da educação ambiental e da conservação da natureza”.
Outro ponto defendido pelo parlamentar na proposta trata da oportunidade da educação e da interpretação ambiental, para envolver as comunidades locais na gestão da área, principalmente nas unidades de proteção integral. “Isso possibilita a promoção de acordos entre as populações e as Áreas de Proteção Permanentes (APPs) e serão alternativas econômicas para as pessoas, a fim de fortalecer as redes sociais e a governança local”, explica Virmondes.
Com informações da Agência Assembleia de Notícias