Propositura visa incentivar a produção de bioprodutos, o que é uma oportunidade econômica ainda pouco explorada em Goiás
Projeto de lei nº 1744/23 para alterar a Política Estadual de Incentivo à Agroindústria no Estado de Goiás, foi apresentado pelo deputado Virmondes Cruvinel (União Brasil). O objetivo é responder proativamente às demandas contemporâneas por produtos sustentáveis e à necessidade de diversificação da nossa matriz econômica, aos promover inovação, sustentabilidade e valorização da produção agroindustrial, já que Goiás ocupa uma posição de destaque na produção agropecuária brasileira. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020, o estado é um dos maiores produtores nacionais de diversos itens agrícolas, como soja, milho e sorgo. “Esta vasta produção agrícola pode ser utilizada como matéria-prima na produção de bioprodutos, o que representa uma oportunidade econômica ainda pouco explorada”, assinala a justificativa.
Conforme a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a agroindústria é uma das vertentes do agronegócio com maior potencial de crescimento em Goiás. “Investir em bioprodutos, como bioplásticos e biocombustíveis, significa adicionar valor à nossa produção primária e diversificar a economia do Estado”, pontua.
No cenário global, a busca por alternativas mais sustentáveis tem crescido exponencialmente. Bioplásticos, por exemplo, têm emergido como alternativas viáveis aos plásticos convencionais derivados do petróleo, reduzindo o impacto ambiental. Com a rica biodiversidade de Goiás, o estado possui potencial para se tornar um polo na produção de ingredientes naturais para a indústria cosmética e farmacêutica, atendendo demandas nacionais e internacionais. “Estimular a produção e comercialização de bioprodutos trará benefícios não só econômicos, mas também sociais e ambientais”, assinala a justificativa.
Além da geração de empregos, haverá uma diversificação na matriz produtiva do Estado, fomentando a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica, bem como promovendo a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.