Virmondes participa do primeiro Empreenda Digital e apresenta ações de Goiás voltada ao empreendedorismo
O deputado Virmondes Cruvinel (União Brasil), participou na tarde desta quarta-feira (28/05), do bate-papo: Portas Abertas ao Empreendedor – Desafios e Oportunidades no Setor Público, durante a 1ª edição do Empreenda Digital. O evento foi realizado pelo Portal 6, em parceria com o UOL, no Hotel Transamerica Collection Goiânia.
Virmondes que é presidente da recém criada Comissão Permanente de Empreendedorismo e Cidades Inteligentes e do Fórum da Desburocratização, na Assembleia Legislativa de Goiás, explicou que na Casa de Leis o trabalho tem sido com foco em manter o diálogo institucional entre o poder público e a iniciativa privada, além das ações voltadas ao fortalecimento do processo empreendedor em Goiás. “O objetivo é ter o empreendedor como protagonista”, disse.
O presidente do colegiado detalhou que a desburocratização é prioridade e que o fórum realiza reuniões mensais, com a participação de instituições como Corpo de Bombeiros, Junta Comercial, além de outros órgãos públicos que tratam de celeridade e legalidade para as empresas. Outro marco é a Lei Estadual de Liberdade Econômica, com simplificação de alvarás, além da redução da burocracia na emissão de certidões. “Também é incentivada a redução do uso de papel como uma boa prática. Muitas gestões municipais já estão trabalhando nesse sentido”, disse.
A educação empreendedora também é uma pauta defendida por Virmondes. “Em parceria com a UFG, temos levado às escolas noções de empreendedorismo, em que os estudantes montam o próprio negócio. Um empreendedor do bairro da escola é convidado para apresentar o case do dia a dia”, destacou Virmondes.
Inclusive, o deputado lembrou que boas práticas têm sido incentivadas e premiadas, a exemplo do trabalho do Corpo de Bombeiros de Goiás. “Ele recebeu reconhecimento em evento nacional do Sebrae, por causa da qualidade do atendimento”, informou.
Na pauta da Comissão, um dos pontos importantes é o apoio aos pequenos negócios. “Na sexta-feira, 30, vamos fazer uma audiência pública sobre MEI, que é o primeiro passo para o negócio formal”, assinalou.
Virmondes também é autor do Estatuto Goiano da Pequena Empresa, a Lei Complementar nº 117/2015, que tenta diminuir entraves para os pequenos empresários que se estabelecem em Goiás.
“O acesso ao crédito também tem sido uma das grandes demandas que é uma das maiores dificuldades de quem empreende. Por isso, temos conversado sempre com a Goiás Fomento e Secretaria de Retomada para que tenha linhas com menos burocracia”, salientou.
Por fim, o deputado abordou a importância da inovação. É de sua autoria a Lei nº 21.615/2022, que é o Marco Legal da Inovação em Goiás e a Lei Complementar nº 205/2025, que é a primeira lei no país voltada à regulamentação da Inteligência Artificial.
Foto: Paulo de Tarso