Alunos do ensino médio terão oportunidade de desenvolver uma atividade empresária, em uma feira na própria escola
O deputado estadual Virmondes Cruvinel (União Brasil) lançou nesta quinta-feira, 4, o projeto Empreendedorismo na Escola. A ação visa difundir a cultura empreendedora entre os estudantes do Ensino Médio nas escolas da rede pública.
O Colégio Estadual Professor Wilmar Gonçalves da Silva, na Vila Morais, em Goiânia, foi o palco desta primeira edição do projeto. Durante os três períodos do dia, os alunos ouviram palestras do próprio deputado, que é presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo na Assembleia Legislativa, de representantes da UFG e de empresários.
Além de palestras, os alunos receberão orientação de professores nas disciplinas Projeto de Vida e Práticas Profissionais, ambas integrantes do novo Ensino Médio. Cada estudante, sozinho ou em grupo, deverá desenvolver uma atividade empresária. Todos participarão de uma feira na própria escola. As três atividades mais bem-sucedidas durante a feira receberão pontuação em todas as disciplinas e outros prêmios.
Parceria
Na abertura das palestras, Virmondes agradeceu a parceria da Secretaria de Educação e do professor Márcio Carvalho, ex-vereador e presidente do Conselho Municipal de Educação. “Foi o Márcio, que é professor aqui da escola no turno da noite, que sugeriu que iniciássemos com vocês”, disse o deputado à primeira turma do projeto Empreendedorismo na Escola.
Virmondes também agradeceu a participação de parceiros como a UFG, por meio do seu Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei). Mestres em Administração e pesquisadoras do Lapei, Daiane Martins Teixeira e Jéssica Borges de Carvalho deram palestra sobre o que é empreendedorismo, destacando que o melhor sinônimo para a atividade empresária é “realização”.
Depois das pesquisadoras da UFG, os alunos tiveram palestras com dois empreendedores protagonistas de histórias cativantes. Ambos estudaram em escolas públicas e hoje são bem-sucedidos graças ao empreendedorismo. A primeira a falar foi Daniele Trindade, que deixou o serviço público em Brasília para empreender na área de construção civil e startups. Em seguida, foi a vez de Linniker de Alencar Nunes, jovem proprietário de uma grande empresa de reparos em carros ali na região da escola.
Para a diretora do colégio estadual, Tereza Vieira da Silva, a oportunidade de ouvir sobre empreendedorismo é muito importante para os estudantes. Segundo ela, os jovens vivem um momento especial de escolhas e testes de oportunidades. Por isso, a opção de empreender ser mostrada com intensidade por especialistas é, sem dúvida, um diferencial positivo.
Foto: Maykon Cardoso