Política GO Conectado será implementada de forma descentralizada, em parceria com as administrações públicas municipais
Preocupado em garantir o acesso às tecnologias da informação e comunicação (TICs) para todos, o deputado Virmondes Cruvinel (UB) sugere instituir a política estadual de inclusão sociodigital GO Conectado. O projeto nº 118/23 visa, principalmente, a informação e capacitação, garantindo acesso às ferramentas e dispositivos tecnológicos.
A política proposta se estrutura no estímulo ao investimento privado para implantação de toda infraestrutura de comunicação necessária em banda larga para todo o estado; expansão da cobertura e da qualidade dos serviços de internet e, por fim, desenvolvimento de ações que diminuam as desigualdades e dificuldades de acesso às TICs.
Acesso gratuito
De acordo com o texto, a política GO Conectado será implementada de forma descentralizada, em parceria com as administrações públicas municipais. Além disso, terá como vetor estratégico a implantação de centros públicos e gratuitos de acesso à internet, denominados “Espaço GO Conectado”. O conjunto de todos os espaços formará a Rede Estadual de Inclusão Sociodigital e o cronograma de implantação deve priorizar o atendimento às regiões com menor índice de desenvolvimento humano (IDH).
“O público beneficiado seria o de baixa renda e aquelas localidades que padecem de vulnerabilidade social, geograficamente distante dos centros urbanos mais densos. Criaremos condições para que os jovens tenham acesso à internet, utilizando instrumentos para desenvolvimento cultural, maturidade social e formação profissional a baixo custo, com a banda larga de qualidade para todos”, defende Cruvinel, na justificativa.
O projeto apenas apresenta a política base e seus fundamentos, cabendo ao Poder Executivo sua regulamentação e especificidades para aplicação, caso seja aprovada e sancionada a matéria. A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e foi distribuída para relatoria do deputado Issy Quinan (MDB).
Fonte: Agência Assembleia de Notícias
Imagem: Pixabay