O deputado estadual Virmondes Cruvinel (União Brasil), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo e das Cidades Inteligentes, prestigiou a 5ª Edição do CaféFest, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O parlamentar foi o propositor da lei que inseriu, em 2023, o evento no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, por meio da Lei Estadual nº 21.982/23.
“O evento tomou dimensões amplas. Hoje traz aqui empreendedores do setor, além de capacitação e treinamento, inclusive, com curso de baristas que vai ser feito num convênio com o Senac”, enunciou Virmondes.
O CaféFest reúne toda a cadeia produtiva do café em Goiás e tem uma contribuição importante, seja capacitando pessoas para o seu negócio e também para o mercado de trabalho.
“Além disso, é um momento de interação, em um espaço que é um cartão postal de Goiânia, como o Oscar Niemeyer. Esse evento é importante, que gera negócios, desenvolvimento e oportunidade de associar o café e a cultura com a temática de muitos eventos este ano”, reiterou.
Ao ressaltar a importância do evento, Virmondes explica que o objetivo é fortalecer e expandir o mercado empreendedor e consumidor de cafés de especialidade em Goiânia, e de transformar o café especial em um elemento central da cultura gastronômica do estado e principalmente da Capital.
O organizador do CaféFest, Pablo Jaime ressalta que o evento é uma oportunidade para o público conhecer produtores e o trabalho que envolve a cadeia, como máquinas de torrefação, cafeterias e baristas. “E, o melhor, é degustar um excelente café. Nosso nicho de café são cafés especiais. Que são os cafés de alta qualidade”, afirmou.
O organizador do festival explica ainda que, o intuito é, por meio da degustação, mostrar para o brasileiro que existe uma riqueza muito grande no café, não apenas o convencional cafezinho preto e amargo, conhecido pela maioria, mas vai além com cafés muito ricos em sabores e aromas. “O consumidor vai poder ver chocolate com café, cerveja com café, queijo com café. Receitas quentes, doces e salgadas com café”, pontuou.
Com apoio do Sebrae, o CaféFest reúne 16 empresas. Segundo a analista do Sebrae Goiás, Camilla Carvalho, esse suporte é importante para fomentar as cafeterias que trabalham nos cafés especiais. “A gente tem um grupo que chama Goiânia Gastronômica com Sabor de Cada Vez, que é a Rota Gastronômica de Goiânia, e parte dessas empresas fazem parte também dessa Rota Gastronômica das Cafeterias Especiais”, informou.
Para Camilla, o evento é importante porque dá visibilidade para essas casas. “As pessoas que visitam o Café Fest depois conhecem as casas, identificam essas casas nos seus lugares, voltam e se tornam clientes”, assinalou.