Uma lei, que está em vigor em Goiás desde abril deste ano, cria política contra o desperdício de comida no Estado. De autoria do deputado estadual Virmondes Cruvinel (União Brasil), a legislação incentiva a obtenção de dados sobre perdas de alimentos em cada etapa das cadeias produtivas no território goiano.
Conforme o parlamentar, a estimativa é que um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado. A nova lei também promove a implementação de sistemas alimentares urbanos circulares e parcerias entre governos e sociedade, reconhecendo a importância da cooperação e colaboração.
Outro incentivo diz respeito a conscientização sobre o consumo responsável e o aproveitamento integral dos alimentos.
“O objetivo é criar uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade, educando sobre a correta interpretação da inscrição ‘melhor consumir antes’ nas embalagens e capacitando profissionais da área”, destaca Virmondes.
Há, ainda, a previsão da implementação de sistemas de coleta e redistribuição de alimentos excedentes em parceria com entidades assistenciais. Saiba mais AQUI.
Best before
Mais uma característica do projeto do deputado é conceito de best before. Ele é aplicado em muitos países da União Europeia, EUA e Canadá. Trata-se da validade ao apontar o prazo mínimo em que um produto mantém todas as suas características, mas que, mesmo passada a data indicada, ainda se mantém propício para o consumo, ou seja, não precisa ser descartado no lixo.
Fonte: O Hoje / Foto: Agência Brasil