Proposta de equiparação para atletas mulheres nos valores de prêmios em competições esportivas, paraesportivas, desportivas, artísticas e culturais para mulheres, agora é lei em Goiás. A propositura apresentada pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB), foi sancionada pelo Executivo estadual por meio da Lei nº 21.815, de 15 de março de 2023.
Conforme Virmondes ressalta, “sem dúvida nenhuma, assegurar igualdade é um princípio de muitos anos de luta, principalmente nessa oportunidade de atividades culturais e esportivas”.
Virmondes prossegue ao afirmar que “a sanção da proposta representa assegurar também dignidade às mulheres que participam de todas as atividades”, disse.
No artigo 1º, o texto legislativo prevê que a concessão de apoio, patrocínio, ou outra forma de emprego de recursos públicos estaduais, diretamente ou por meio de entidades que se beneficiem destes recursos, para a realização de competições esportivas de Goiás, fica condicionada à igualdade na premiação concedida aos atletas do sexo feminino e masculino.