Frente Parlamentar do Empreendedorismo e das Cidades Inteligentes é instalada na Assembleia Legislativa

Frente Empreendedorismo Maykon Cardoso

Serão realizadas audiências públicas e maior celeridade na aprovação de proposituras voltadas ao setor, em trâmite na Casa

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) instalou, nesta quarta-feira, 26, a Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo em Cidades Inteligentes. Sob o comando do coordenador da associação, deputado Virmondes Cruvinel (UB), a primeira reunião ordinária do colegiado aconteceu na sala de comissões do Legislativo goiano e contou com a presença de parlamentares, membros do colegiado, e representantes do setor.

Na ocasião, o diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO), Antônio Carlos Neto, apresentou relatório referente ao cenário do empreendedorismo em Goiás, sobretudo voltado aos pequenos negócios. De acordo com o exposto, 35% do Produto Interno Bruto (PIB) empresarial de Goiás vêm das micro e pequenas empresas.

O levantamento apresentado, aponta, ainda, que os pequenos empreendedores fazem circular o valor de R$ 420 bilhões por ano na economia brasileira, visto que o país conta com o número de 21,7 milhões de empresas ativas. Destas, 771.106 estão presentes no território goiano.

“Goiás tem se destacado no cenário nacional como um gerador de empregos. De cada dez empregos gerados aqui no estado, oito são provenientes de micro e pequenas empresas. Isso significa que quando nós aportamos suporte, estrutura, apoio e subsídio, por trás de todo esse segmento, certamente colhemos bons resultados e geramos a principal política social que, sem dúvidas nenhuma, essa Casa também tem: a de promover e gerar empregos”, destacou o profissional.

O encontro contou com a presença de Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, Sucena Hummel, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCG), Samuel Albernaz, presidente do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO), Cleomar Martins, prefeito de Campinorte, Márcio Martins, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto).

E ainda: Allan Máximo, da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg-GO), o ex-deputado e diretor de Assuntos Institucionais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), Simeyzon Silveira, e demais representantes do setor.

Os profissionais parabenizaram a iniciativa e se colocaram à disposição para atuar em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo e das Cidades Inteligentes. “Nós temos um país muito pujante, muito vocacionado ao empreendedorismo, porém muito travado”, destacou Simeyzon Silveira, com a afirmativa de que cada ato que fomente o setor em Goiás é importante para sua evolução.

Márcio Martins também destacou a importância em criar meios para o desenvolvimento do empreendedorismo em Goiás. “É fundamental que os deputados e o Governo do estado estejam empenhados nessa área. A gente precisa dessa Casa para criar condições. Esse é o melhor caminho para que possamos ter um estado que seja rico e totalmente desenvolvido”, salientou.

Objetivo

A Frente Parlamentar instalada na presente data tem como objetivo atuar na defesa dos interesses dos empreendedores que atuam em cidades inteligentes. A associação deve trabalhar para garantir políticas públicas que incentivem o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico das cidades inteligentes. Esta frente irá atuar, ainda, na fiscalização das ações do Poder Executivo nessas cidades, para garantir as demandas dos empreendedores.

O colegiado é composto por 15 membros. São eles: Virmondes Cruvinel, na condição de coordenador, Anderson Teodoro (Avante), André do Premium (Avante), Antônio Gomide (PT), Cristiano Galindo (Solidariedade), Delegado Eduardo Prado (PL), Gugu Nader (Agir), Gustavo Sebba (PSDB), Issy Quinan (MDB), Jamil Calife (PP), José Machado (PSDB), Lucas do Vale (MDB), Ricardo Quirino (Republicanos), Veter Martins (Patriota) e Wagner Neto (Solidariedade).

Presentes na reunião, Gugu Nader (Agir), Delegado Eduardo Prado (PL), Ricardo Quirino (Republicanos), Rosângela Rezende (Agir) e Lineu Olimpio (MDB) parabenizaram a iniciativa, com a afirmativa de tratar-se de algo necessário para Goiás, que tem como objetivo aproximar e estimular o desenvolvimento dos municípios goianos.

“Temos a oportunidade do nosso estado ser pioneiro para alavancar a indústria, o comércio e a segurança pública, na criação de cidades inteligentes, para o bem-estar da população”, enfatizou Gugu Nader. Eduardo Prado, por sua vez, destacou se sentir honrado em fazer parte do colegiado e expôs o desejo de “contribuir para que a frente seja uma ferramenta para o desenvolvimento” da área no estado de Goiás.

Representante do Entorno do Distrito Federal (DF) e presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, Ricardo Quirino reforçou, ainda, a importância da inserção e manutenção de idosos no mercado de trabalho. “Conte conosco para continuar dando oportunidades para que o empreendedorismo para a pessoa idosa seja uma realidade em nosso estado”, pontuou.

Ao finalizar o encontro, Virmondes Cruvinel destacou que, além de dar continuidade no projeto, com a realização de audiências públicas, o Legislativo goiano também buscará dar celeridade para a aprovação das proposituras voltadas ao setor, já em tramitação na Alego, e, ainda, promover ações periódicas em instituições educacionais goianas para apresentação da temática, em busca do desenvolvimento ao setor.

Cidades Inteligentes

Cidades inteligentes são cidades que usam tecnologias da informação e da comunicação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a eficiência dos serviços públicos e o desenvolvimento econômico. Isso inclui a coleta de dados em tempo real sobre tráfego, consumo de energia, gestão de resíduos e outras áreas, para ajudar a identificar problemas e encontrar soluções. Além disso, cidades inteligentes também oferecem serviços digitais, como transporte conectado e acesso à informação, para tornar a vida mais fácil e conveniente para seus habitantes. O objetivo geral é tornar as cidades mais sustentáveis, eficientes e agradáveis para se viver.

Agência Assembleia de Notícias

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

PARTICIPE DO MANDATO

FALE COM A GENTE

Ou preencha o formulário que entraremos em contato

FALE COM A GENTE

Ou preencha o formulário que entraremos em contato