Uma avenida aberta para a cidadania

Tirar os carros e abrir as ruas para as famílias usufruírem aos finais de semana é ato civilizatório

Virmondes Cruvinel

As grandes cidades não podem mais ser reféns do automóvel. Diante do caos do trânsito, o modelo de mobilidade baseado no veículo pessoal vem sendo confrontado no mundo inteiro. O consenso entre os especialistas é o de que o transporte coletivo precisa ser valorizado e que a cidade possa ser plenamente usufruída também pelos pedestres.

Concordamos com essa visão, destacando que o poder público deve ser o principal indutor dessa transformação. Muito se fala sobre ações estruturais, como a implantação de corredores exclusivos, ampliação de alternativas para o uso cotidiano da bicicleta e uma fiscalização enérgica para que as empresas de ônibus melhorem seu serviço.

São ações importantes, mas o poder público também acerta quando realiza pequenas intervenções, que prestigiam a ocupação das ruas por pedestres, ciclistas, skatistas, patinadores etc. É o caso recente, por exemplo, da proibição de veículos automotores na Avenida Goiás, aos domingos, entre as Praças Cívica e do Trabalhador.

A medida é louvável porque abre um importante espaço urbano para o convívio social e o aproveitamento das ruas sem a presença do automóvel, mesmo que apenas por um período do final de semana. Isso é civilidade com um conceito contemporâneo sobre a utilização da cidade e seus equipamentos.

A medida também resgata o Projeto Ruas do Esporte, uma iniciativa que propomos na Câmara Municipal, em 2013, mas que, na época, não foi abraçada pela Prefeitura de Goiânia. Foi preciso levar a ideia ao governador Marconi Perillo, que imediatamente autorizou seu início na Praça Cívica, em janeiro 2014. Ali, no interior e no anel interno da praça, dezenas de famílias (inclusive a do governador) aproveitavam o domingo para caminhadas e outras práticas esportivas. O projeto foi interrompido pela reforma na praça.

A mobilização do Ruas do Esporte, envolvendo grupos de esportistas e cidadãos interessados em utilizar o espaço urbano de forma mais sustentável, estimulou o governo a abrir e consolidar outras estruturas, como a do Centro Cultural Oscar Niemeyer e a do Autódromo Internacional de Goiânia. Hoje, ambos os espaços são utilizados para práticas esportivas, como a do skate, patins, ciclismo e corrida.

Agora como deputado estadual, também apresentamos o projeto de lei do Ruas do Esporte, para que esse mesmo princípio de ocupação dos espaços urbanos pela coletividade possa ser levado para outras cidades de Goiás. Trata-se de uma medida muito barata (requer apenas alguns cones e a devida fiscalização de trânsito para o fechamento de ruas) e que produz benefícios instantâneos: convívio social de qualidade e melhoria na saúde.

Aos poucos, as famílias chegam com suas bicicletas, velocípedes e carrinhos de bebês. Os jovens carregam seus patins e skates. Mas o melhor que todos levam para o espaço urbano é o sorriso e a sensação de que vivem em uma cidade que respeita seus cidadãos.

Virmondes Cruvinel é procurador do Estado licenciado e deputado estadual pelo PSD

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

PARTICIPE DO MANDATO

FALE COM A GENTE

Ou preencha o formulário que entraremos em contato

FALE COM A GENTE

Ou preencha o formulário que entraremos em contato