Trilha histórica para turistas é modelo de ação criativa para aquecer o segmento
Virmondes Cruvinel
Uma boa notícia para começar o ano: a Goiás Turismo lançará, no final de março, o Caminho de Cora Coralina, um roteiro baseado no percurso usado há mais de 200 anos pelos bandeirantes que aqui chegaram, no século 18. É uma prova de que medidas criativas e de baixo investimento podem ajudar a movimentar a economia e promover o desenvolvimento social.
De acordo com a agência governamental, o roteiro funcionará nos moldes do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que todos os anos atrai milhares de andarilhos do mundo inteiro. Ou seja, o Caminho de Cora atenderá turistas que, a pé, de bicicleta ou a cavalo, queiram conhecer de perto a história e as belezas naturais do nosso Estado.
O percurso já foi avaliado e aprovado por voluntários nos primeiros testes promovidos pela Goiás Turismo. Ele começa na cidade histórica de Corumbá de Goiás, passa por Pirenópolis, Jaraguá, Itaguaru e Itaberaí, terminando na Cidade de Goiás. São 282 quilômetros repletos de residências construídas nos séculos 18 e 19, ruínas de lavras de ouro do período colonial, fazendas e cidades históricas.
O roteiro foi definido pelo pesquisador Bismarque Villa Real, a partir de relatos de antigos viajantes. As cidades e outros pontos do percurso, além do vínculo histórico, também foram escolhidos por oferecerem locais de hospedagem e suporte para turistas. Até o lançamento, em março, será divulgado o mapa oficial, junto com planilhas para caminhantes e cicloturistas. Um aplicativo para celulares também está nos planos da agência.
Um fator interessante é que, para a demarcação e manutenção das trilhas, a Goiás Turismo trabalha com o apoio de voluntários nas próprias comunidades envolvidas. Ao mesmo tempo em que reforça seu orçamento, esse pessoal recebe orientações, na prática, sobre preservação ambiental, história de Goiás e atendimento aos turistas. Sem contar a sensação de pertencimento ao projeto, que é fundamental para que ele dê certo.
A escolha de Cora como referência também foi uma bela ideia. Ela tem a cara de Goiás e é conhecida no país inteiro por sua poesia, que estará estampada nos pontos de apoio do caminho. Como presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, recebo diversas demandas de municípios e iniciativas como a do Caminho de Cora Coralina abrem novas perspectivas de ação para governo e empreendedores. A trilha do sucesso turístico passa por nossa natureza, cultura, gastronomia e história.
Virmondes Cruvinel é procurador do Estado licenciado e líder do PPS na Assembleia Legislativa