Política pública facilita obtenção de medicamentos considerados excepcionais e indispensáveis, gratuitamente, aos portadores, através da rede pública de saúde
Avança para a sanção do governador do Estado, após chancela em segunda fase de discussão e votação em Plenário, a proposição de n° 4177/20, que institui a Política Estadual de Orientação, Apoio e Atendimento aos Pacientes, Familiares e Cuidadores dos Portadores da Doença de Alzheimer e outras Doenças Neurodegenerativas. A autoria é de Virmondes Cruvinel (UB). A aprovação ocorreu na sessão ordinária desta quarta-feira, 2.
A matéria visa propiciar orientação, atendimento e apoio aos pacientes portadores de Alzheimer e de outras doenças degenerativas, assim como a seus familiares e cuidadores. Entre os seis objetivos listados, destacam-se os de “garantir atendimento médico e clínico, acompanhamento geriátrico, psiquiátrico e neurológico especializado e periódico junto às Unidades Básicas de Saúde e na rede hospitalar que presta atendimento aos pacientes do SUS, aos portadores da doença e aos familiares e cuidadores”, bem como permitir o diagnóstico precoce dessas doenças e o acesso mais ágil ao tratamento para seus portadores, além de “facilitar a obtenção de medicamentos considerados excepcionais e indispensáveis, gratuitamente, aos portadores, através da rede pública de saúde, bem como o fornecimento de outros medicamentos receitados aos cuidadores”.
Fonte: Agência Assembleia de Notícias