Lei proposta por Virmondes cria política para manejo de lixo eletrônico em Goiás

Frente Empreendedorismo Maykon Cardoso

Além do descarte correto, a nova legislação prevê a criação de centros de reutilização dos equipamentos

O Estado de Goiás passou a contar com uma política pública específica para a eliminação sustentável de computadores antigos e outros equipamentos eletrônicos por meio de reciclagem adequada.

Trata-se Política Estadual TI Verde, instituída pela Lei nº 21.983, proposta pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel e em vigor desde o dia 30 de maio.

Segundo o parlamentar, a nova norma visa estimular o descarte correto e sustentável de equipamentos eletrônicos, materiais e bens de informática na administração pública estadual.

“O propósito é também garantir o pleno exercício da cidadania e integração digital, estimulando a qualificação digital da população e promover a inovação e a geração de renda”, afirma Virmondes.

Dentre as diretrizes estabelecidas pela nova lei, destaca-se o incentivo à criação de centros de descarte e reúso de resíduos de informática, que promoverão o recondicionamento e a reciclagem de computadores e equipamentos eletrônicos.

Inclusão digital

Além disso, serão criados espaços para a realização de cursos profissionalizantes e de formação cidadã. Pontos de inclusão digital serão estabelecidos, garantindo acesso público e gratuito às tecnologias de informação e comunicação, com computadores conectados à internet disponíveis para múltiplos usos.

A Política Estadual TI Verde também busca incentivar a destinação adequada de computadores e outros equipamentos eletrônicos ociosos, recuperáveis, antieconômicos e irrecuperáveis, além de promover o desenvolvimento da reciclagem do lixo eletrônico. A celebração de parcerias ou convênios entre o Estado e a sociedade civil organizada para a realização de campanhas de educação ambiental também será estimulada.

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

PARTICIPE DO MANDATO

FALE COM A GENTE

Ou preencha o formulário que entraremos em contato

FALE COM A GENTE

Ou preencha o formulário que entraremos em contato